Programa de Qualidade na Obra

Oficina de Reciclagem com óleo de cozinha

A FERRAMENTA DOS 5S tem por base orientar, envolver, mobilizar, motivar, incentivar, conscientizar e sensibilizar toda a empresa para a questão da QUALIDADE, através dos princípios da organização e da disciplina no ambiente de trabalho.

O convívio com os cinco sensos faz com que os colaboradores compreendam melhor o seu papel dentro de uma empresa e os tornem integrantes da pirâmide dos resultados alcançados, fazendo surgir a consciência de que é preciso ser disciplinado mesmo inexistindo cobranças.

Por conseguinte, os programas de qualidade têm ajudado as organizações no procedimento de melhoria contínua dos produtos ou serviços, especialmente através da mudança cultural, para obter a vantagem competitiva indispensável que será colhida a curto, médio e longo prazo.

O eixo desse método é o desmembramento sequencial dos cinco pilares criados por japoneses depois da 2ª.  Guerra Mundial, quando na falta de dinheiro e tempo para recompor a nação devastada, enxergaram na qualidade a saída para diminuir a distância que os separavam da retomada do desenvolvimento econômico, social, ambiental.

Esse processo permite desenvolver um circuito sistêmico, gerando valores mensuráveis na produtividade, segurança, clima organizacional e motivação dos funcionários, e também agregando e somando à competitividade da empresa.

DENOMINAÇÃO Conceito Objetivo particular
Português Japonês
Utilização 整理, Seiri Separar o necessário do desnecessário Eliminar do espaço de trabalho o que seja inútil
Organização 整頓, Seiton Colocar cada coisa em seu devido lugar Organizar o espaço de trabalho de forma eficaz
Limpeza 清掃, Seisō Limpar e cuidar do ambiente de trabalho Melhorar o nível de limpeza
Normalizar 清潔, Seiketsu Criar normas

(padrões)

Criar normas claras para triagem/arrumação/limpeza
Disciplina 躾, Shitsuke Todos ajudam Incentivar melhoria contínua

 

O desenvolvimento da FERRAMENTA DOS 5S tem como base as questões do PROCESSO e do PRODUTO, sendo o alvo principal desta prestação de serviços o PRODUTO, representado pelos canteiros de obra do EDIFÍCIO MONET (Cruz das Almas) e EDIFÍCIO JARDIM GIVERNY (Jatiúca), em Maceió.

A facilitadora desta implantação da ferramenta 5S foi Rita Stabile, profissional com 21 anos de experiência em gestão organizacional. Rita Stabile trouxe com seu conhecimento a implementação de um método de qualidade baseado em mudança de hábitos, gerando novos paradigmas para a cultura organizacional da empresa, onde a busca pela melhoria contínua (KAIZEN) esteja internalizada no cotidiano das pessoas (direção e força de trabalho) e expressa nos processos internos.

Segundo a facilitadora, os principais benefícios da implantação dos 5S são a organização e a disciplina no ambiente de trabalho, tornando o espaço laboral mais prático, seguro, confortável e asseado, favorável ao bem-estar do colaborador e ao aumento da produtividade.

Fonte: Manual de Qualidade do Instituto Brasileiro de Qualidade de Processo – Jan/2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *