Manutenção predial: o que é e porque você precisa considerá-la

Você sabe o que é manutenção predial e porque ela é tão necessária? Não importa quão bem construída tenha sido uma edificação, sua estrutura sofrerá desgastes ao longo do tempo; trata-se de um um processo esperado. 

Por esse motivo, é muito importante que quem esteja pensando em comprar uma unidade em um empreendimento saiba do que se trata a manutenção predial. Afinal, além de ser importante se preocupar com a construção do imóvel, é fundamental se informar sobre como ele será gerido ao longo dos anos, como será feita a manutenção da edificação. 

Sendo assim, fique com a gente! Abaixo contaremos tudo o que você precisa saber sobre manutenção predial. 

Manutenção predial - profissionais avaliando estrutura do imóvel

Foto por Envato

Do que se trata a manutenção predial?

A manutenção predial diz respeito ao cuidado com toda a infraestrutura de um edificação. É constituída pelo conjunto de práticas que permitirá que a estrutura de um imóvel se mantenha bem mesmo com o passar do tempo. 

Logo, ela envolve cuidados com o sistema elétrico, com o sistema hidráulico, com o sistema de segurança… resumidamente, com a construção como um todo. Dessa forma, ela não só será útil para a correção de eventuais problemas com o passar do tempo, mas também para a prevenção deles. 

Por isso, é também importante ter em mente que a manutenção predial não é apenas sobre contratar alguém para resolver problemas estruturais de um edifício. Ela deve começar antes, no cuidado com a infraestrutura da edificação e seus equipamentos. Por exemplo, através de inspeções de rotina e reparos pequenos à medida que as necessidades forem surgindo. 

Quais são os tipos de manutenção predial? 

A manutenção predial se divide basicamente em três tipos: manutenção preventiva, manutenção corretiva e manutenção preditiva.

A manutenção preventiva, como o nome já sugere, é um ação que busca evitar o aparecimento de certos problemas no edifício. Ou seja, ela começa antes do aparecimento de qualquer problema, devendo iniciar logo após a obra ficar pronta. 

Já a manutenção corretiva serve, também como o nome já sugere, para corrigir algum problema que apareceu. Por esse motivo, ela costuma custar mais, financeiramente, do que a manutenção preventiva. 

Por fim, temos a manutenção preditiva. É ela que definirá a periodicidade de manutenção de um equipamento ou instalação. Isso é feito através de avaliações e serve para auxiliar na redução de paradas prolongadas de manutenção corretiva.

Resumindo, ela começa em uma situação de correção, mas passa a tratar-se de uma avaliação regular. Tudo isso para garantir o perfeito funcionamento de equipamentos e instalações do prédio.

Qual a importância de saber sobre este assunto?

Infelizmente, em alguns empreendimentos, a manutenção predial não recebe a atenção que merece, sendo considerada apenas no momento em que problemas começam a surgir. Por isso é tão importante ficar atento a essa questão na hora de adquirir um imóvel. 

Pois, claro, você irá querer ter a segurança de que está investindo em um empreendimento seguro, que toma todas as medidas necessárias para a sua boa manutenção. Evitando, assim, futuras dores de cabeça.

Quer conhecer empreendimentos de uma construtora de confiança? Então clica aqui! Além disso, se quiser ler mais textos como esse basta acompanhar nosso blog. Você também pode preencher o formulário abaixo para receber conteúdo em primeira mão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *