Comprar apartamento sozinho: descubra o que fazer e como fazer

Está planejando sair de casar e investir no primeiro imóvel? Como você deve imaginar, comprar apartamento sozinho pode ser um desafio, mas com boas informações e preparação é possível fazer um ótimo investimento e, finalmente, declarar independência.

Por isso, se você está se planejando para comprar o primeiro imóvel e não sabe muito bem como funciona esse processo, não se preocupe. Abaixo te explicaremos tudo o que você precisa saber para fechar um negócio seguro. Confira!

Comprar apartamento - homem se mudando sozinho

Foto por Pixabay

Planejar-se é fundamental para comprar apartamento sozinho

A primeira coisa que você precisa fazer antes de ir em busca do seu apartamento é se planejar. E quando falamos de planejamento é com relação a tudo, desde o financeiro até a definição das suas prioridades com relação ao imóvel. 

Portanto, antes de tudo, faça os cálculos necessários. Descubra o quanto você poderá dar de entrada e quanto poderá ser o valor das parcelas para que, mesmo ficando com valor abaixo dos 30% permitidos, elas não comprometam sua renda. Também não esqueça de incluir, nos cálculos, os gastos que você terá com documentação e taxas. 

Além disso, pesquise sobre as possibilidades de financiamento e descubra o que para você é mais importante nas características do imóvel. É localização? Tamanho? Quantidade de quartos ou banheiros? Ter ou não uma área de lazer é relevante? Faça essas perguntas e você poderá sair para a sua busca tendo bem definido do que você se dispõe a abrir mão ou não. 

Pesquise com paciência

O próximo passo é a pesquisa. Recomendamos que, para auxiliar nesse processo, você opte por contratar um corretor imobiliário. Embora você tenha a liberdade de fazer isso sem contratar ajuda profissional, acreditamos que um bom profissional será de grande auxílio para que tudo se resolva de maneira mais rápida e segura. 

Afinal, um corretor competente e experiente poderá te ajudar nas questões burocráticas, além de selecionar os apartamentos que se encaixam no seu perfil para que você economize tempo de busca. 

Ao passar para a próxima fase, das visitas, avalie tudo com cautela. Uma vez que você já tenha definido suas prioridades, analise os imóveis para saber quais deles se encaixam mais no perfil do que você deseja e com o quê você pode arcar. 

Observe também a estrutura do local, a localização, a segurança na região e no próprio edifício. Além disso, veja como é a vizinhança e, claro, o preço, não só do imóvel como também do condomínio. Por fim, caso decida comprar um imóvel na planta, avalie bem se a construtora envolvida é de confiança. 

Cuide da documentação

Está chegando a fase final de comprar apartamento sozinho? Então chegou a hora de providenciar toda a documentação necessária. Afinal, essa é uma das parte mais importantes no processo de compra. E é importante não só cumprir todas as questões burocráticas como também guardar todos os registros relacionados ao bem.

Dessa forma, você poderá se proteger de qualquer eventualidade ruim que possa ocorrer no futuro. Deixamos ainda a dica de que, se tratando de um imóvel na planta, você solicite uma cópia do memorial de incorporação da obra. Seguindo esses passos com cuidado e sem pressa você terá muito mais garantia de comprar apartamento sozinho com segurança. 

Gostou desse texto? Deseja ler mais textos como esse? Então continue acompanhando o nosso blog! Você também pode preencher o formulário abaixo para receber nossos conteúdos em primeira mão. Ademais, se quiser conhecer nossos empreendimentos é só clicar aqui! Quem sabe o apartamento dos seus sonhos não está com a gente?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *