Tendências de decoração: como usar sem tirar a personalidade do imóvel?

As tendências de decoração podem servir como um ótimo guia na hora de decorar um imóvel. Principalmente para quem gosta de uma decoração mais contemporânea, elas são capazes de trazer alguns direcionamentos.

No entanto, embora elas ofereçam essa vantagem, dependendo de como forem usadas, podem deixar o imóvel sem personalidade. Quer saber de que maneira evitar que isso aconteça? Então, continue com a gente e confira algumas dicas que listamos abaixo!

Tendências de decoração - sala decorada

Foto por Envato

Use tendências de decoração com cautela

Como dissemos, as novidades de decoração podem servir como uma espécie de guia na hora de ornamentar o lar. Afinal, elas nos ajudam a ficar por dentro do que está sendo usado pelos profissionais da área. Além, claro, de trazer boas ideias. Algo que pode ser particularmente útil para pessoas indecisas ou que ainda estão perdidas sobre quais escolhas fazer. 

Mas é preciso tomar alguns cuidados na hora de usá-las. Afinal, a intenção é que elas sejam aliadas para te trazer ideias, e não que ditem toda a decoração do seu lar. Sendo assim, a primeira dica que damos é de que você use-as de maneira moderada.

Logo, ao invés de sair recheando seu apartamento com elas, as intercale com elementos mais pessoais. Além disso, pense quais delas conversam com seu gosto, independentemente de época ou moda. Fazer isso te ajudará a evitar exageros. 

Por fim, outra coisa que deve ser lembrada é que algumas tendências de decoração podem ser bem passageiras. Logo, se você deseja investir em uma decoração que permanecerá atual por um bom tempo, esse é mais um motivo para não exagerar e fazer escolhas mais assertivas. Investir em peças com designs atemporais, por exemplo, é sempre uma boa pedida. 

Veja quais tendências de decoração funcionam na sua casa

Outra questão que precisa ser verificada antes de aderir a uma tendência é se ela realmente funcionará no seu imóvel. Isso porque existem tendências de decoração para os mais variados tipos de espaço. 

Dessa forma, algumas podem funcionar melhor em ambientes mais amplos ou com pé-direito alto. Já outras podem cair super bem em ambientes mais compactos. Portanto, é importante verificar o que fica melhor nas proporções e arquitetura do seu lar. Com esse cuidado, ficará bem mais difícil errar a mão. 

Respeite o seu gosto

Embora seja importante considerar e respeitar a opinião dos profissionais, como arquitetos e designers de interiores, é igualmente importante respeitar o seu gosto. Sendo assim, não acate uma tendência só por ela estar sendo muito utilizada. É necessário que você também goste dela e da ideia de tê-la em sua casa. Pense também que a decoração do seu lar é uma forma de contar uma história sobre você e quem mais mora nele. Logo, qualquer inclusão precisa conversar com esse conceito para que o ambiente não pareça genérico. Ou seja, é fundamental que cada escolha para a sua residência converse com o seu gosto. Afinal, o lar é seu. 

Gostou das nossas dicas? Deseja ler mais texto como esse? Então continue nos acompanhando por aqui! Além disso, não deixe de assinar o formulário abaixo para receber nossas novidades em primeira mão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *