Como‌ ‌decorar‌ ‌apartamento‌ ‌de‌ ‌40m²:‌ ‌dicas‌ ‌e‌ ‌inspirações‌

Morar em um apartamento de 40m² pode parecer um desafio para muitos. Porém, ao contrário do que algumas pessoas pensam, apartamentos compactos oferecem muitas vantagens. Eles são de fácil manutenção, requerem menos elementos decorativos e são uma ótima opção para pessoas solteiras ou casais sem filhos. 

Mas embora eles sejam práticos, na hora de decorar costumam surgir dúvidas sobre como aproveitar bem o espaço ou como compor uma decoração harmoniosa e bonita. Pensando em te ajudar nessa tarefa, trouxemos aqui algumas dicas. Então, se você deseja saber como decorar apartamento de 40m², é só continuar com a gente e conferir!

Foto por Envato

Como‌ ‌decorar‌ ‌apartamento‌ ‌de‌ ‌40m² com ambientes integrados

Sabemos que cada imóvel tem suas particularidades, e que quando se trata de decoração e planejamento de espaço o ideal mesmo é contratar um arquiteto. No entanto, nem todo mundo tem condições de contar com um auxílio profissional na hora da decoração. Por isso, pensando nessas pessoas, aí vai nossa primeira dica: considere a integração dos ambientes.

A maioria dos apartamentos compactos dispõe de ambientes integrados, e isso não é à toa. Ambientes integrados trazem uma sensação de amplitude, que é ideal para espaços menores. Sendo assim, deve ser algo a considerar. 

Ou seja, vale estudar a possibilidade de retirar divisórias caso isso seja estruturalmente possível e contribua positivamente para o espaço. Sala de estar e jantar integradas, assim como o uso da cozinha americana, são boas opções. Pense nisso!

Pense bem na escolha dos móveis

Antes de escolher um mobiliário é necessário analisar bem as opções. Isso vale para qualquer imóvel, mas se tratando de um apartamento de 40m² o cuidado deve ser ainda maior. Afinal, você não vai querer perder espaço escolhendo móveis grandes demais, ou ainda, investir em móveis muito pequenos e deixar tudo meio perdido, certo? 

Portanto, antes de ir às compras, meça bem os espaços e pense previamente na configuração do mobiliário nos ambientes. Se possível, considere os móveis planejados e embutidos, eles podem ser de grande auxílio.

Além disso, opte por uma composição que facilite a organização, e aproveite as paredes do seu lar. Prateleiras, por exemplo, podem ser utilizadas como um recurso para otimizar os espaços. Só, claro, tome cuidado para não exagerar. 

Como‌ ‌decorar‌ ‌apartamento‌ ‌de‌ ‌40m²: dicas extras

Agora que você já sabe sobre a vantagem dos ambientes integrados em apartamentos menores, e também como escolher o mobiliário certo, aí vão mais algumas dicas:

  • se possível, dê preferência para portas de correr;
  • aproveite bem as entradas de luz natural;
  • dê preferência às cores mais claras; 
  • harmonize o estilo dos ambientes;
  • lembre-se que espelhos em lugares estratégicos aumentam a sensação de amplitude. 

Então, gostou das nossas dicas de como decorar apartamento de 40m²? Esperamos que sim! Caso você deseje ler outros textos como esse, é só continuar acompanhando o nosso blog. Já para receber nossas novidades em primeira mão, basta preencher o formulário abaixo. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *