Conheça 3 plantas fáceis de cultivar para ter em casa

Se você tem uma rotina agitada ou se distrai com facilidade e, por isso, já deixou algumas plantinhas morrerem ao esquecer de regá-las com frequência, calma! Ainda não é hora de desistir da sua selva urbana. Perder uma plantinha ou outra faz parte do processo e, além disso, pode ser que você só não tenha ainda encontrado sua planta ideal. Ou seja, aquela espécie que se adapta bem ao ambiente do seu lar e ao seu cotidiano.

Por isso, pensando em te ajudar, decidimos indicar aqui três plantas fáceis de cultivar para quem ainda não tem muita experiência com as verdinhas, mas deseja muito ter uma pequena floresta em casa. Então, se esse é o seu caso, não perca mais tempo! Continue com a gente e confira!

Vaso com zamioculca

Foto por Envato

1. Zamioculca

Tão verde e com um brilho tão intenso que às vezes nem parece se tratar de uma planta de verdade, mas é sim. E é desse jeitinho: uma planta com folhas lustrosas de um verde escuro muito bonito. 

Mas quer saber o que faz dela uma planta fácil de cuidar? Acontece que a zamioculca não precisa de regas frequentes. Como ela tem raízes grossas e com bulbos, ela consegue armazenar a água por mais tempo. Por isso, suas regas devem ser mais espaçadas (o ideal é esperar o solo dar uma secada entre uma rega e outra), o que facilita muito o cuidado. 

Ah! Essa planta tem mais uma vantagem: ela gosta de umidade e não precisa de luz do sol diretamente em suas folhas, apenas de um pouco de claridade no ambiente. Logo, é uma boa opção de planta para ser colocada no banheiro, caso você queira. 

Vaso com espadas de são jorge planta

Foto por Envato

2. Espada de São Jorge 

A queridinha das casas brasileiras, a espada de São Jorge (como a Sansevieria trifasciata é conhecida popularmente) é fácil de cuidar e ainda é excelente para purificar o ar. Por esses motivos e por ser considerada uma planta de proteção, ela é bastante presente nas residências aqui no Brasil. 

Então, se você quer começar a montar sua pequena selva urbana, vale a pena investir nela. Ela suporta muita ou pouca luminosidade e gosta de regas moderadas. E além das vantagens citadas acima, é fácil de ser encontrada e costuma ser barata. Uma verdadeira maravilha! 

Vaso com planta jiboia

Foto por Envato

3. Jiboia

Outra planta que é muito conhecida nos lares brasileiros é a jiboia, uma planta com folhas em formato de coração e bastante resistente, o que só reforça o lugar dela no pódio das queridinhas. Pode ser cultivada como trepadeira ou como planta pendente. Ou seja, além de ser uma planta fácil de cultivar, é ótima para dar aquele charme especial na decoração. Quanto à rega, duas vezes por semana é o recomendável geralmente. 

Dicas extras para plantas fáceis de cultivar ou não:

  • Escolha o local da planta de acordo com a luminosidade que ela precisa.
  • Se tiver pets ou crianças pequenas em casa, verifique a toxicidade da planta antes de adquiri-la (as citadas neste texto são tóxicas se ingeridas).
  • Coloque o dedo na terra para verificar a umidade e saber se já é hora de regar a planta novamente.
  • Escolha espécies que se adaptem bem ao ambiente do seu lar.
  • Lembre-se de limpar as folhas das plantas para retirar a poeira e não prejudicar o processo de fotossíntese delas. 

Então, gostou das nossas dicas? Esperamos que sim! Neste blog você encontrará várias dicas sobre compra de imóveis e decoração como, por exemplo, como‌ ‌decorar‌ ‌apartamento‌ ‌de‌ ‌40m². Para ler esse texto, é só clicar aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *