O que considerar ao escolher apartamento para casal?

A compra de um apartamento é um momento muito importante na vida de um casal. E, exatamente por se tratar de um grande passo, ele precisa ser bem pensado. Ou seja, para adquirir um bom apartamento para casal, é necessário saber o que deve ser considerado ao escolher determinado imóvel. 

Por isso, para ajudar você a tomar a melhor decisão, reunimos aqui alguns dos principais aspectos a serem observados. Assim, não haverá dúvidas na hora da escolha!

Foto por Envato

1. Considere a localização do apartamento para casal

A localização é um dos fatores que mais devem influenciar na escolha de um imóvel. Isso porque o local no qual uma propriedade se encontra influencia não só o seu potencial de valorização, como também o cotidiano dos moradores. 

Portanto, antes de decidir por um imóvel, avalie bem a sua localização. Analise os estabelecimentos ao redor, a facilidade de acesso, a vizinhança, a proximidade do trabalho e o potencial de valorização do lugar, entre outros pontos.

2. Pense a longo prazo

A menos que não haja a intenção de passar muito tempo em determinado imóvel, é essencial pensar a médio e longo prazo. Pois, com o passar do tempo, novas necessidades devem surgir com relação à moradia. 

Por exemplo, se o casal pretende ter filhos, o ideal é optar por um imóvel com pelo menos um quarto a mais, para acomodar a futura criança. Além disso, pensando nesse mesmo cenário, também pode ser interessante verificar se o prédio em questão tem área de lazer e se a localização conta com boas escolas ao redor.

Em suma, é fundamental pensar sobre as necessidades que podem surgir, com relação ao apartamento, com o passar do tempo.

3. Analise o orçamento

Tão importante quanto encontrar um apartamento para casal com uma boa estrutura e uma boa localização é encontrar um apartamento que esteja dentro do orçamento. Quando trata-se de um financiamento, então… Aí é que a análise do orçamento se faz ainda mais necessária! Lembre que estamos falando de um compromisso a médio/longo prazo. 

Sendo assim, é importante pensar bem e não investir em algo que esteja além das possibilidades financeiras do casal. Uma ferramenta que pode ajudar nos cálculos são os simuladores de financiamento imobiliário, que podem ser facilmente encontrados em páginas virtuais. 

Além disso, é importante ter em mente que o valor das parcelas não deve passar de 30% da renda total do casal e considerar outros gastos como: condomínio, a soma dos valores do ITBI e do registro do imóvel.

Esses são apenas alguns dos pontos que devem ser considerados antes de comprar um apartamento para casal. Além deles, existem outros, que dizem respeito à escolha de qualquer bom imóvel, como a estrutura da unidade e do condomínio. Mas, com o que dissemos aqui, você já pode ter uma boa ideia do que observar antes de escolher. 

Por fim, deixamos a indicação de um post do nosso blog com dicas para quem deseja comprar um apartamento na planta. Que tal ler e se informar?

Esperamos ter ajudado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *