Como manter a casa organizada: 4 dicas infalíveis

Saber como manter a casa organizada é um desejo de muita gente. Afinal, além de deixar a residência mais bonita, a organização pode facilitar a execução de pequenas tarefas do dia a dia. 

No entanto, com a correria do cotidiano, manter o lar arrumado pode não ser assim tão fácil, e é por isso que decidimos trazer aqui algumas dicas para você começar a praticar agora mesmo. Se quiser saber quais dicas são essas, é só conferir a seguir! 

Foto por Envato

1. Evite o acúmulo 

Acumular itens, sejam eles itens de decoração, de vestuário ou de qualquer outro tipo, torna a tarefa de manter a casa em ordem mais difícil. Então, se você quer manter sua casa organizada, evite o acúmulo. 

Ou seja, se desfaça dos objetos que você não utiliza, e tente fazer isso com uma certa periodicidade. No mais, antes de adquirir qualquer novo item, questione-se sobre a necessidade dele. Compras bem pensadas, além de fazerem bem para o bolso, dificilmente resultam em acúmulo e, consequentemente, ajudam a manter o lar arrumado. 

2. Treine seus filhos para manter a casa organizada 

Se você não mora só e, principalmente, tem crianças em casa, essa dica é fundamental. Pois, não adianta você tentar manter o lar arrumado se seu parceiro ou parceira, ou seus filhos pequenos, não contribuírem também. A tarefa de manter a organização deve ser feita em conjunto. Logo, é importante que toda a família se conscientize disso. 

Sendo assim, se você tem crianças em casa, aproveite para desde já treiná-las para guardar seus brinquedos e itens de uso pessoal. Assim, com toda a família ajudando, ficará muito mais fácil permanecer com tudo em ordem. 

3. Separe um tempo para a organização diária 

Por mais organizada que uma pessoa seja, no momento da correria, todo mundo está sujeito a deixar itens largados pela residência. Por isso, nossa terceira dica é para que você separe um tempinho do seu dia, sejam 20 ou 30 minutos, para colocar as coisas no lugar. E dê preferência para que esse tempo seja no final ou no início do dia, o que encaixar melhor no seu cotidiano. 

Dessa maneira, você iniciará o seu dia com tudo organizado e começará um novo e positivo hábito. 

4. Faça um cronograma semanal da organização

Para facilitar a tarefa de deixar tudo sempre em ordem, você pode fazer um cronograma ou uma espécie de “calendário semanal da organização”. Nele você deverá colocar o que deve ser organizado ao longo de cada semana, como: arrumar a cama (uma tarefa diária), separar as roupas para lavar, organizar as contas, etc. 

Caso prefira, esse calendário também pode ser mensal, o que melhor funcionar para você. É bem provável que, ao fazer isso, você ache mais fácil manter a organização da sua casa. 

Gostou das nossas dicas? Para encontrar mais dicas como essas, você pode continuar acompanhando o nosso blog e seguir o nosso perfil no Instagram. Para conhecê-lo, basta clicar aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *