Compra de imóvel: saiba como escolher um corretor

A escolha de um corretor é uma decisão bastante importante para quem deseja realizar uma compra de imóvel. Afinal, é este profissional, o corretor de imóveis, que irá prestar auxílio em todos os aspectos que envolvem a compra. Desde a procura até a finalização do contrato de compra e venda.

Logo, o profissional escolhido deve ser alguém competente e confiável, que defenda seus interesses e torne o processo de negociação o mais tranquilo possível. Dessa forma, é preciso tomar alguns cuidados para não errar na escolha, e é nisso que nós vamos te ajudar! Abaixo você pode conferir algumas dicas de como escolher um corretor para a compra de imóvel. 

Foto por Prostock-studio/Envato

Como escolher um corretor para a compra de imóvel: 

1. Verifique se o corretor é registrado no CRECI

O CRECI é o Conselho Regional de Corretores de Imóveis. Ele é o órgão estadual responsável por fiscalizar o trabalho desses profissionais. Além disso, o registro serve também como forma de atestar que o profissional está devidamente habilitado para o desempenho da sua função.

Para checar se o corretor de imóveis que você considera contratar está registrado no CRECI, você pode entrar no site do CRECI da sua região. Lá basta informar duas partes do nome do profissional ou razão social/nome fantasia da imobiliária e emitir a Certidão de Regularidade. Ela aparecerá quando o corretor estiver apto ao exercício da profissão. 

2. Busque referências 

Uma outra maneira de garantir a contratação de um bom profissional é através das referências de pessoas que já utilizaram os serviços do corretor em questão. Ir atrás dessas referências é importante para que você possa verificar como o profissional se relaciona com os seus clientes e o quão eficaz ele é na prestação dos seus serviços. 

Sendo assim, caso você não tenha no seu círculo social alguém que possa lhe fornecer essas informações, sinta-se à vontade para falar com o corretor. Pergunte se ele poderia informar os contatos de alguns clientes como indicação.

Além disso, use a internet a seu favor! Sites e páginas de redes sociais podem lhe fornecer as informações necessárias sobre o histórico do profissional. Lembrando que ele ter vínculo com uma empresa imobiliária segura também é algo esperado.

3. Analise o perfil do profissional

Embora seja fundamental se certificar se o corretor que irá lhe auxiliar na compra de imóvel é de confiança e desempenha bem o seu trabalho, você também precisa observar se o perfil dele combina com o seu. Afinal, é esse profissional que irá te acompanhar em todo o processo de compra.

Por isso, também, é de suma importância ter uma boa conversa inicial. Pois, é nela que você poderá perguntar com qual tipo de imóvel o corretor em questão trabalha. Além de buscar referências de compras que ele já fechou e entender como ele pode te ajudar. 

Fora tudo isso, é através dessa conversa que você poderá ver se você se identifica com as características pessoais do corretor, como a sua personalidade e seu modo de atuar no serviço. Ademais, esse momento deve servir para que você possa tirar todas as suas dúvidas com ele antes de fechar negócio. Pois, é essencial que você nunca feche um contrato sem se sentir totalmente seguro.

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe esse texto e continue nos seguindo por aqui! Você também pode preencher o formulário abaixo para receber conteúdo em primeira mão. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *