Qualidade de acabamento: como avaliar imóveis recém-construídos

Um imóvel é um grande investimento. Por isso, antes de decidir pela compra é preciso saber como avaliar imóveis para não ter erro. Localização, tamanho, comodidade… tudo isso costuma ser considerado. Mas você também se atenta ao acabamento dos imóveis? 

Neste texto daremos dicas de como avaliar a qualidade dos acabamentos de imóveis novos. Afinal, embora a estrutura esteja nova, se você não avaliá-la bem correrá o risco de ter surpresas desagradáveis no futuro. E ninguém quer isso, certo? Então fique com a gente e confira as nossas dicas! 

Qualidade de acabamento - piso sendo colocado

Foto por Envato

Como avaliar imóveis através dos acabamentos

Pesquise sobre a qualidade dos materiais utilizados

Não importa se você irá comprar o imóvel na planta ou logo após a conclusão da obra, é muito importante se informar sobre quais foram ou serão os materiais utilizados nos acabamentos. Esse é o primeiro passo para saber se você está fazendo uma boa escolha nesse aspecto. 

Pois, a qualidade dos materiais utilizados em uma obra interfere diretamente na durabilidade da estrutura. Se forem utilizados bons materiais, o desgaste dos acabamentos irá demorar para acontecer. Caso contrário, há possibilidade de você precisar fazer reformas no imóvel, mesmo que ele tenha pouco tempo de construído.

Nesse caso, é preciso ponderar o que vale mais a pena para você: pagar um pouco mais por um imóvel de qualidade ou economizar na comprar e precisar gastar com reformas depois? 

Avalie os locais nos quais eles serão instalados 

Não basta o material ser de qualidade, ele também precisa ser instalado nos locais certos. Ou seja, ser adequado para o cômodo escolhido. Como assim? Imagina utilizar um revestimento escorregadio, ou que se desgasta facilmente com a umidade, em um lugar onde o contato com a água é frequente, como o banheiro. Ou ainda, que seja difícil de limpar, em um ambiente como a cozinha.

Então, para que você não passe por apertos diários por causa de revestimentos inadequados nos cômodos, saiba como avaliar imóveis também por meio das escolhas de revestimentos para cada área. Assim, o risco de errar será muito menor. 

Como avaliar imóveis observando a instalação dos acabamentos

Além de ser importante ficar atento aos materiais utilizados nos acabamentos, também é muito importante ver a maneira como eles foram instalados. Mesmo um bom material pode apresentar problemas caso não seja instalado corretamente. Por isso, é sempre bom saber se a construtora costuma ter esse cuidado. 

No caso de alguns tipos de revestimentos, é possível observar indícios de uma má instalação ao dar batidinhas com a mão no material, verificando se ele está oco (possivelmente com pouca argamassa) ou se foi bem colocado. Além disso, você pode visitar empreendimentos anteriores da construtora para observar as instalações. 

Como avaliar imóveis pelos detalhes

Alguns detalhes podem dizer muito, tanto sobre o material do acabamento quanto sobre a instalação. As quinas e rodapés estão entre eles. Por serem áreas pequenas podem passar despercebidas, mas é importante observá-las para saber se os revestimentos e as paredes estão protegidos de possíveis desgastes. 

Inclusive, falando nas paredes, também é importante verificar se o revestimento delas foi bem finalizado ou se apresenta imperfeições. Por fim, fique sempre atento ao piso. Afinal, trata-se da área mais propensa a sofrer desgastes por fatores externos. 

Gostou das nossas dicas de como avaliar imóveis recém-construídos? Já sabe o que considerar na hora de observar os acabamentos? Então continue nos acompanhando por aqui e leia mais textos como esse! Você também pode conhecer nossos empreendimentos, já reconhecidos pela excelente qualidade que apresentam.

Ademais, se quiser receber conteúdos em primeira mão basta preencher o formulário abaixo. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *