Como decorar apartamento alugado: 4 dicas práticas

Não é porque você mora em um apartamento alugado que deve se abster de decorá-lo do seu jeitinho. Embora existam algumas limitações com relação às modificações que podem ser feitas em uma moradia alugada, é totalmente possível decorá-la respeitando certos limites. 

Quer saber como fazer isso? Então, se ligue nas nossas dicas de como decorar apartamento alugado! 

O que fazer antes de decorar apartamento alugado?

Antes de começar a colocar a mão na massa, é importante ter uma conversa com o proprietário do imóvel no qual você reside. Isso porque, dependendo da necessidade de reforma para fazer algum reparo na residência, vocês podem conversar para que os custos sejam compartilhados ou abatidos do valor do aluguel.

Além disso, conversando com o dono do imóvel você terá mais claro quais são os limites para as modificações que deseja fazer. Saber tudo certinho é fundamental para evitar fazer alterações não permitidas e ter problemas com o locador. 

Por fim, se pergunte sobre o que vale a pena ser feito. Considere o tempo do seu contrato (por quantos anos você deverá morar no imóvel) e quanto provavelmente gastará com a nova decoração. 

Decorar apartamento alugado - móveis

Foto por Envato

1. Escolha o mobiliário mais adequado

Se, depois de passar pelo processo que antecede à decoração, você chegar à conclusão de que não pretende furar paredes, tenha o cuidado de não escolher elementos que deverão ficar suspensos. Nesse caso, falamos principalmente de móveis. Opte por aqueles que possam ficar encostados e se sustentam sem a necessidade de fixação. 

Decorar apartamento alugado - parede

Foto por Joyce McCown/Unsplash

2. Cuidado com a parede ao decorar apartamento alugado 

Outro cuidado que deve ser tomado na hora da decoração é com a integridade das paredes. Vai furar? Então descubra por onde passa a tubulação de água e a parte elétrica do apartamento. Caso contrário, você poderá furar em um local inadequado e ter uma grande dor de cabeça. É um cuidado importante para se ter independente da moradia ser alugada ou não. 

Uma forma de pendurar quadros e outros elementos de decoração sem fazer furos nas paredes é através das fitas adesivas. Caso a composição do ambiente seja feita com pôsteres, elas são a opção perfeita! Podem, inclusive, ser coloridas e ficar expostas para dar um charme a mais na decoração. 

No entanto, se você não quer que a fita fique aparente ou pretende usar um tipo de adesivo mais potente que permita fixar quadros com moldura, existem muitas possibilidades disponíveis no mercado. Mas, é importante ter em mente que, em alguns casos, ao arrancar a fita depois ela poderá retirar parte da tinta da parede junto. 

Decorar apartamento lugado - parede pintada de azul

Foto por Envato

3. Invista na pintura 

Essa dica é para quem quer fazer aquela diferença nos ambientes: invista na cor! Mesmo que na hora de entregar o imóvel você tenha que devolvê-lo todo branco, pode valer muito a pena pintar alguns espaços. Não precisa ser ambientes inteiros, uma ou outra parede colorida já faz bastante diferença. Apenas evite as texturas, elas são mais difíceis de tirar. 

Decorar apartamento alugado - decoração

Foto por Envato

4. Opte pela praticidade

Não gosta do piso? Que tal cobrir uma parte dele com um bonito tapete? Leva jeito com plantas? Elas podem ser fáceis de transportar e ainda dão outra cara para os cômodos. Trocar lâmpadas ou investir em luminárias também transforma a decoração sem a necessidade de alterar a estrutura do lugar. 

Ou seja, para resumir: se você deseja decorar apartamento alugado, valorize soluções simples e práticas. 

Gostou das nossas dicas de como decorar apartamento alugado? Então, continue nos acompanhando por aqui e leia mais textos como esse! Você também pode preencher o formulário abaixo para receber nossas novidades em primeira mão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *