Qualidade do acabamento: 4 dicas para avaliar imóveis recém-construídos

A qualidade de acabamento nos imóveis é um aspecto que deve sempre ser observado. Afinal, ele diz muito sobre a qualidade do imóvel como um todo. E não importa se a propriedade em questão foi recém-construída. É preciso ter atenção, e saber avaliar esse quesito para ter a certeza de estar realizando um bom negócio. Quer saber como fazer isso? Então confira as dicas que trouxemos logo abaixo! 

qualidade do acabamento - homem colocando piso

Foto por Envato

1. Se informe sobre os materiais utilizados

Um dos primeiros passos para esse tipo de avaliação é descobrir quais foram os materiais utilizados na obra. O que foi usado para revestir os pisos de cada cômodo, fazer as bancadas, as portas e até mesmo as áreas comuns do condomínio.

Apenas se informando sobre os materiais você saberá se a construtora investiu em elementos resistentes e duráveis ou preferiu economizar optando por elementos de segunda linha. Lembre-se que essas escolhas não dizem respeito só a uma questão estética, elas também interferem na durabilidade da estrutura do imóvel. 

2. Descubra se os revestimentos são adequados para os cômodos

Um revestimento pode ser bonito e ter bastante qualidade, porém não ser adequado ao cômodo no qual foi instalado. Quando isso acontece, geralmente traz algumas consequências desagradáveis no cotidiano. 

Por exemplo, imagina escolher um piso bonito e resistente para o banheiro, mas constituído de um material bastante escorregadio. Ele aumentará as chances de queda no local, certo? É isso que acontece quando não se observa se o revestimento é ou não adequado.

Portanto, além de analisar a qualidade do acabamento é importante avaliar se as escolhas foram feitas apropriadamente. Em cômodos mais úmidos, recomenda-se o uso de materiais como a cerâmica, porcelanato ou o ladrilho hidráulico, que tornam a limpeza mais fácil e resistem à umidade. 

Nesses casos, também é importante observar se as paredes que tem contato com a água, como as das pias e dos boxes dos chuveiros, também apresentam esses tipos de revestimento. 

3. Observe a qualidade do acabamento na instalação

Já falamos sobre a importância da escolha dos materiais na avaliação da qualidade do acabamento. Mas você sabia que também é muito importante observar se eles foram bem instalados? Sim, é essencial fazer esse tipo de análise, pois instalações ruins podem gerar vários problemas no imóvel. Ver o revestimento se soltando com o tempo é apenas um deles.

Sendo assim, ao avaliar um imóvel para compra, observe se os acabamentos estão se soltando ou se encontram-se firmes. Se o revestimento for de porcelanato, você pode, inclusive, dar algumas batidinhas nele para saber se ele está oco ou se está bem fixado. Caso ele produza um som oco, isso pode querer dizer que não foi utilizada argamassa suficiente. É bom prestar atenção em tudo. 

4. Atente-se à qualidade do acabamento nos detalhes

Por fim, dê atenção aos detalhes. Quinas e rodapés, por exemplo, são locais que mostram mais facilmente se os materiais utilizados foram bem colocados. Então, é importante prestar atenção neles. Veja se os rodapés estão bem alinhados e se há massa demais nas quinas. Olhos atentos fazem toda a diferença para uma boa avaliação. 

Então, gostou desse texto? Deseja ler outros como esse? Para isso, é só continuar nos acompanhando por aqui! Você também pode preencher o formulário abaixo para receber nossas novidades em primeira mão. 

Porém, se estiver em busca de um empreendimento construído por uma empresa de confiança para investir, é só clicar aqui e conferir o que temos para te oferecer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *