Plantas e pets: 3 dicas para animais e plantas conviverem em harmonia

Ter plantas e pets em casa é uma maravilha, mas também pode ser um tanto desafiador. Afinal, muitas plantas são tóxicas e prejudicam bastante a saúde dos bichinhos quando são ingeridas.

Além disso, mesmo que você tenha o cuidado de escolher as plantas certas, elas podem aguçar a curiosidade dos animais e acabar sendo destruídas por eles, causando uma grande bagunça no seu lar. Nesses casos, então, o que fazer para que plantas e pets convivam em harmonia?

Se você quer saber a resposta para essa pergunta, continue com a gente! Abaixo daremos algumas dicas de como tornar essa convivência mais segura para as plantas e para os bichinhos. 

Plantas e pets - gato e planta

Foto por Envato

1. Escolha as plantas mais apropriadas para lares com animais

Como citamos acima, muitas plantas são tóxicas para os animais. Por isso, se você tem um bichinho de estimação, o ideal é evitar essas verdinhas. Entre as plantas populares nas casas brasileiras, são exemplos de plantas tóxicas a espada de são jorge, a jiboia, a comigo-ninguém-pode, a costela-de-adão, a avenca e o antúrio. 

Já entre as plantas que não são tóxicas estão a peperômia melancia, a pilea, a lavanda, a orquídea borboleta, a bromélia e o bambu. Esses são só alguns exemplos que damos para que você possa ter uma noção antes de ir atrás de algumas plantinhas. Mas sempre, na hora de adquirir, é bom pesquisar e checar primeiro. 

2. Deixe suas plantas fora do alcance do bichinho de estimação

A dica anterior foi pensada buscando assegurar a saúde dos animais, mas o que fazer quando são os pets que destroem as plantinhas? Nesse caso, a alternativa mais óbvia, porém eficaz, é tirá-las do alcance deles. Essa é uma tarefa que se torna mais difícil quando o pet em questão é um gato. Mas, se o seu bicho de estimação é um cachorro pequeno, colocar as plantas em prateleiras será mais que suficiente.

Além disso, uma boa notícia é que plantas em prateleiras ficam lindas na decoração. Então, além de protegê-las você terá uma ornamentação ainda mais bela. Outra opção para deixar as plantas em lugares altos são os hangers de macramê, que ficam super charmosos. 

3. Use plantas de cheiro forte para afastar os pets

Manjericão, alecrim e boldinho são exemplos de plantas que não só tóxicas para gatos e cachorros e ainda ajudam a afastá-los das plantas no geral. Por causa do cheiro intenso dessas plantas e o olfato aguçado dos animais, eles costumam se manter afastados delas.

Então, imagine que você tem uma área com algumas plantas na sua residência. Ao colocar uma touceira de manjericão na frente dessa área, a chance de que os animais se aproximem será menor. Como bônus extra, você também afastará os mosquitos. 

Então, o que você achou dessas dicas? Esperamos que elas sejam de grande ajuda para você. E caso você tenha gostado deste texto, te convidamos também a acessar o nosso perfil no Instagram para ficar por dentro das novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *